terça-feira, 23 de agosto de 2011

Cabo das Palmas (Cape Palmas) - LIBÉRIA


A Libéria,  é um país localizado na África Ocidental que faz fronteira a norte com a Serra Leoa e a Guiné, a leste com a Costa do Marfim e a sul e oeste com o Oceano Atlântico.
As primeiras informações acerca da área geográfica correspondente aquilo que hoje se conhece como sendo a Libéria foram obtidas através de exploradores que frequentaram a costas da Libéria no século XV.
O s Portugueses foram os primeiros Europeus a chegar á Libéria.

Com efeito em 1461 uma expedição Portuguesa comandada pelo Português Pedro de Sintra atingiu  a Libéria, tendo então “explorado” o Cabo Monte (Cape Mount),o  Cabo Mesurado (Cape Mesurado onde situa-se a actual capital Monróvia)  e a boca do rio dos Juncos (Junk River).
Um ano mais tarde (1462) , Pedro de Sintra regressou á Libéria capitaneando outra expedição juntamente com Soeiro da Costa, tendo então penetrado no Cabo das Palmas (Cape Palmas) e no Rio da Cavala (Cavallas River).

Os Portugueses mapearam toda a costa Liberiana incluíndo Cabos, Rios e ilhéus, tendo então  posteriormente denominado de “Costa da Malagueta” a costa Liberiana que extendia-se do Cabo Monte até ao Cabo das Palmas.
Embora inicialmente os Portugueses manifestassem o seu interesse relativamente á Libéria no sentido de  adquirir Pimenta Malagueta afim de a comercializar na Europa, verificou-se contudo uma alteração tendo os mesmos  posteriormente concentrado a sua atenção no comércio de escravos.

Os Portugueses estabeleceram (provavelmente em 1471) uma pequena colónia (que foi inclusivamente assinalada no mapa de Pedro Reinel com a indicação de Aldeia de Portuguall)  e edificaram um forte em Cabo das Palmas (Cape Palmas) tendo então chegado a ensinar  a sua língua aos grupos étnicos VAI e KRU

Sem comentários:

Enviar um comentário